Buscar
  • Rosângela Aguiar

Batata surpresa, receita rápida para alimentar o corpo e a alma


Sabe aqueles dias em que você chega em casa, está com fome, não tem nada pronto, a grana está curta e a geladeira quase vazia? Hoje temos uma dica fácil, rápida e barata, que alimenta o corpo e a alma. Aproveite para exercer sua paciência na cozinha e coloque os temperos certos para fazer uma comidinha saudável.

Mesmo se estiver de regime, esta receita utilizando batata (qualquer uma; inglesa, doce, baroa, também chamada de batata salsa) e o que mais tiver na geladeira. É a Batata Surpresa. Este prato pode ser o principal ou acompanhamento. E fica ótimo com uma salada de folhas frescas.

Você vai precisar de uma panela com tampa, uma escumadeira e um ralador de legumes, utensílios comuns em todas as cozinhas. Os ingredientes são batata - de qualquer tipo, sal, azeite, cebola, alho, manjericão ou outro tempero de sua preferência, queijo (qualquer tipo e se for vegano pode usar tofu ou não, depende do seu gosto) e qualquer outro legume que tiver na geladeira. O recheio você pode fazer com o que quiser e variar sempre. Pode ter carne ou não, vai depender de sua dieta ou estilo de vida, caso dos vegetarianos e veganos.

Primeiro descasque a batata, lave e rale no lado mais grosso do ralador, Se tiver um processador de alimentos será mais rápido. Tempere com sal e os outros temperos de sua preferência. Reserve. Se for usar queijo, rale também na parte mais grossa. Prepare o recheio de sua preferência. A quantidade vai depender do quanto de batata dispõe e o tamanho de sua fome. Para uma pessoa basta uma batata inglesa ou doce grande.

Coloque o azeite ou se preferir a margarina/manteiga na panela (se tiver uma omeleteira é melhor, vai ficar no formato certinho). Deixe esquentar e com o fogo desligado coloque metade da batata ralada crua já temperada. Coloque o recheio de sua preferência. Não muito. Uma camada de mais ou menos um dedo. Coloque o restante da batata crua ralada e temperada. Acenda o fogo novamente e mantenha baixo. Tampe e espere dourar.

Vá verificando com a escumadeira para não grudar. Quando estiver dourado de um lado, vire e espere dourar. Se usar a omeleteira, o processo é mais fácil mas precisa verificar se um lado está dourado e vire. Se grudar não tem problema, use a escumadeira para ir retirando o que estiver grudado. A batata vai ficar al dente. Sirva quente com ou sem acompanhamentos como salada de folhas verdes (alface, rúcula, agrião, chicória, acelga), tomate. Aliás tomate e cogumelos caem muito bem como recheio também. Na panela tente manter o formato redondo, fica bem bonitinho.

E se delicie. É bem rapidinho. E bom apetite!

#entrepalavrasesabores #receita #batata

apoie
No Brasil de Jair Bolsonaro, com a ascensão da censura e ataques recorrentes à mídia, o jornalismo independente se torna mais importante do que nunca. Não podemos nos calar.
Para isso, precisamos de você! Apoie o Jornal Metamorfose, jornalismo combativo e independente.
 
APOIE O JM!