Buscar
  • Máyron Victor

Como a meditação pode ajudar o país neste momento


Não tem como falar sobre autoconhecimento sem falar de meditação, o que já foi falado em outros posts, mas trataremos aqui sobre a importância de fazermos nossas buscas interiores dentro do nosso atual contexto político, social e econômico.

Parece que cada vez fica mais claro para as pessoas o que está acontecendo no mundo e, sendo mais preciso, no Brasil, seja nas áreas sociais e políticas, seja nas transformações que acontecem dentro do nosso ser e que é necessário que façamos uma interiorização para que possamos obter a melhor resposta sobre o que está acontecendo, porque o que se percebe é que as pessoas estão perdidas, elas apenas sabem que algo está acontecendo, mas não sabem como lidar com isso e uma dica é a meditação e aqui vai os por quês.

Somos bombardeados diariamente com diversos tipos de informações vindos da internet, televisão, jornais, revistas, outdoor, enfim, são muitas Fake News e não imaginamos o estrago social que isso causa e como somos afetados com esse tanto de informação que é jogada sem se saber a autoria, a confiança da fonte e a veracidade das informações.

A questão não é a informação em si, mas a quantidade de informações inúteis que são absorvidas pelo nosso cérebro e como nossa mente é capaz de construir mil histórias, nos confundir, nos fazer criar posicionamentos sobre coisas que nunca nem estudamos e quase sempre deixando de lado o que realmente é importante: o bom senso.

Por isso a importância da meditação, para aquietar a mente para poder se pensar melhor e com mais clareza. Quem medita sabe disso já, os resultados acontecem e de forma bem sutil e com o tempo conseguimos identificar as vozes nas nossas cabeças e o que é e o que não é real.

Entrar em contato com nosso subconsciente traz muitos benefícios diários. Além de aquietar a mente, que já foi dito, faz com que possamos encontrar nossos verdadeiros propósitos e caminhos através do que é chamado por muitos de intuição. Meditando, podemos ter acesso a registros de várias vivências que foram moldando nossa humanidade até chegarmos aos dias atuais. Fica a dica que meditar também nos faz manter a mente mais positiva, evitando que nossa energia abaixe e pese o rolê.

Então, mais uma vez, vai o pedido: comece a meditar o quanto antes, procure meditações guiadas no youtube, depois sozinho, enfim, da forma que quiser, mas busque ter maior controle sobre sua mente racional e suas emoções, evitando propagação de ódio gratuito e notícias falsas. Precisamos que a verdade prevaleça e que os brasileiros comecem a pensar de verdade no que ele anda fazendo pra si próprio e para o país.

Vamos buscar aumentar nosso nível de empatia e raciocinar melhor sobre o que nos é induzido a engolir. Nem tudo o que acontece no Facebook e o que é espalhado nos Whatsapps é real: há muita manipulação de informação por pessoas comuns, então, não vamos colocar a culpa só na Rede Globo e vamos aumentar nossa responsabilidade sobre as informações que repassamos, se podemos começar a nos posicionar, que seja do lado da informação e do conhecimento.

#experimentese #meditação #autoconhecimento