Buscar
  • Rosângela Aguiar

Faltando três dia para a eleição, Casa Liberté abre as portas para “Territórios de Ideias”


Casa Liberté

O evento em parceria com a Cinemateca Santa Dica

promove o fórum de debates “Democracia em tempos de Cólera”

Uma semana após promover em parceria com o Jornal Metamorfose a festa Luto é verbo, a Casa Liberté abre as portas para o fórum de debate público: "Democracia em Tempos de Cólera". A promoção do evento nesta quinta-feira, dia 25, é da Cinemateca Santa Dica em parceria com a Casa Liberté. O evento acontece das 17h às 20h e terá a presença de Cezar Miglorin, professor de Cinema da UFF, e Ivana Bentes, professora da Escola de Comunicação da UFRJ. A curadoria e mediação serão de Andros Anderson, produtor cultural, professor e pesquisador de Cultura Visual, e coordenador da Cinemateca Santa Dica. A Casa Liberté fica na Rua 19, 400, Centro, em frente ao Colégio Lyceu de Goiânia. A entrada é franca.

O fórum “Democracia em Tempos de Cólera” não tem motivação ou bandeiras partidárias, e sim a discussão de ideias e troca de informações. O evento surgiu de forma espontânea muito em função do momento atual pelo qual passa o país, trazendo para o debate em especial pessoas com ideologias ou princípios favoráveis à igualdade de direitos, à liberdade de expressão, à inclusão das minorias e à ética da diferença, contra o fascismo e o totalitarismo. “Mas estamos abertos a quem quiser comparecer para debater ideias. Acho importante declarar que não temos um viés partidário ou ideológico, mas que temos como princípio debater ideias e com atenção especial para este momento difícil que passamos no país”, esclarece Andros Anderson, coordenador do evento.

“O debate é aberto, mas temos assistido muitas cenas de violência e agressões e por isso, ao declarar esta postura de querermos a presença de pessoas favoráveis à igualdade de direitos e liberdades, deixamos claro que queremos debater ideias e combater o autoritarismo e o totalitarismo”, reforça o coordenador do evento Andros Anderson. A iniciativa do fórum “Democracia em tempos de Cólera” surgiu de forma espontânea, sem qualquer apoio institucional, aproveitando a presença do professor de Cinema da UFF, Cezar Miglorin, e da professora da Escola de Comunicação da UFRJ, Ivana Bentes, que estão em Goiânia participando de um congresso na UFG.

“Ambos têm um grande conhecimento e estão aliados com os movimentos de resistência, de cultura, com um trabalho importante em especial no Rio de Janeiro, onde eles vivem, mas que rodam o país para divulgar”, informa Andros Anderson. Os dois debatedores, segundo ele, são pessoas engajadas politicamente e que desenvolvem trabalhos envolvendo cinema, educação, cultura e movimentos de minorias.

#CasaLiberté #casacultural #culturaindependente #JornalMetamorfose