• JM

133 anos de farsa racista

Goiânia

Manifestação contra a violência policial e o racismo toma as ruas da capital no último 13 de maio, confira a vídeo e foto reportagem

Manifestação começou por volta das 13h da tarde, em frente ao prédio da segurança pública do estado de Goiás. Foto: Lucas Wagner Nunes (@lucas.films)


No dia 13 de maio de 2021, na cidade de Goiânia (GO), ocorreu um ato contra a violência policial ao povo negro em frente ao prédio da segurança pública do estado de Goiás. São 133 anos de farsa da abolição da escravidão, e nessa data, a coalizão negra por direitos convocou um ato nacional contra o racismo e a violência.


O protesto contou com a protagonização do Movimento Negro Unificado (MNU) em conjunto com várias entidades, como: UPP, PSOL, UJC, anarquistas e autonomistas, além de comunistas.


Manifestantes eram contra o governo Bolsonaro (sem partido), Caiado (DEM) e a prefeitura de Rogério Cruz (Republicanos). Fotos: J.Lee


Confira a vídeoreportagem:


A Manifestação contou com falas de diversas pessoas presentes, além de tinta vermelha espalhada pelo chão, simbolizando o sangue do povo preto assassinado pelo estado. Assim como cartazes com os nomes de jovens negros assassinados, como o sabotinha. O ato foi pacífico e durou cerca de 3 horas.


Manifestantes pediam o fim do genocídio do povo preto. Fotos: Lucas Wagner Nunes (@lucas.films)

Gostou do texto?

Com a ascensão da censura e ataques recorrentes à mídia, entendemos que o jornalismo independente se torna mais importante do que nunca. Não podemos nos calar.

Por isso precisamos de seu apoio, queride leitor. 

Apoie a mídia independente e ajude o JM a continuar publicando. Só podemos fazer nosso trabalho livre de amarras institucionais pois acreditamos que a imprensa deve se manter autônoma, para isso contamos com sua colaboração.