Hoje é dia de carregar, seja como for, a sua toalha durante todo o dia!

May 25, 2018

 

Não entendeu nada? Bom, para aqueles que não entenderam a referência, eu explico: hoje, dia 25 de maio, é comemorado mundialmente o Dia do Orgulho Nerd, o Dia da Toalha e o Glorioso 25 de Maio. Infelizmente, não são datas tidas como feriado, mas para todo nerd/geek é uma data especial.

 

Desde o início dos anos 2000, com o lançamento de X-Men: o filme e Homem Aranha 1, os filmes de super-heróis começaram a ganhar espaço. Mas, foi apenas em 2008 que o boom realmente aconteceu, com o lançamento de Homem de Ferro 1, dando início a construção do MCU (Marvel Universe Cinematic ou Universo Cinematográfico da Marvel), que, atualmente, está caminhando para o fim de sua fase 3 e início da fase 4 com o longa Vingadores (Guerra Infinita e sua continuação, ainda sem título). Com toda uma década de lucros astronômicos e grande popularidade desse nicho (hoje em dia praticamente todo mundo tem uma camiseta que faz referência a alguma HQ, comprada em alguma dessas populares lojas de departamento em shoppings), abriu-se brechas para variadas críticas: desde leitores assíduos que não ficam satisfeitos com as adaptações, até estudiosos que leem essa manifestação da cultura ocidental pelos olhos da chamada Escola de Frankfurt e sua crítica a indústria cultural.

 

Ok, a crítica é importante. Claro que devemos olhar essas mídias em suas entrelinhas. Obviamente hoje é “modinha” gostar de super-heróis, de series de TV, de livros de fantasia e ficção científica. Também é perceptível a cada vez maior reutilização nostálgica de elementos das décadas de 80 e 90. Porém, hoje esse texto não vai pelo viés crítico. Hoje vamos pelo viés dos nerds, sempre zuados na escola por ficar jogando RPG no recreio; aqueles que eram zuados por fazer colsplay e irem em feiras de mangá; aqueles que amavam brincar de imitar o Goku, passam a tarde jogando vídeo game e são elucidados por tecnologia; etc. E o melhor, isso não é mais considerado “coisa de criança”.  

 

Há algumas décadas essas representações eram bastante marginalizadas (como ainda ocorre com outras representações), mesmo já possuindo, por exemplo, filmes populares, como o Batman dirigido por Tim Burton. Alguns fatos, como a popularização da saga de livros Harry Potter e do universo do Senhor dos Anéis, no pós-filmes, e o crescente investimento em séries de TV, resultando em sucessos como Game of Thrones ajudou a dar mais espaço para essas manifestações da cultura ocidental e dissemina-la pelo mundo (lembre-se que não estamos excluindo as discussões sobre ideologia que perpassam as entrelinhas desses produtos, apenas não é esse o foco agora). Mas, nada se compara ao que o MCU fez nesses termos durante essa última década. Vale ressaltar que a DC também tem papel importante dentro dessa vertente cultural, com destaque para suas magnificas HQs (especialmente na linha Vertigo), mas no aspecto cinematográfico, mesmo com filmes incríveis, a exemplo de Batman: o cavaleiro das trevas, a Marvel vem tendo maior sucesso e lucratividade.

 

Toda essa popularidade que essas representações ganharam no mercado nos últimos anos parece uma espécie de vingança cósmica (com todas as ressalvas para esses argumentos metafísicos) em prol dos nerds. Hoje em dia é legal ser nerd, está na moda ser geek. Então, nerd raiz ou nerd nutella, sinta-se à vontade para comemore esse dia 25 maio da melhor forma possível.

 

 

E, para finalizar, um adendo caso você seja um querido nerd nutella:

 

O Dia do Orgulho Nerd é comemorado hoje por ser a data da première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 1977. E, vale ressaltar que, esse ano, o Dia do Orgulho Nerd também coincidiu com o fim de semana de lançamento de Han Solo: uma história Star Wars, filme que aborda as aventuras de juventude do nosso querido Han, o início da sua amizade com Chewbacca e seus encontros com o notório Lando Calrissian. Já o Dia da Toalha, especialmente para os fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias, também é comemorado hoje em homenagem ao seu escritor, Douglas Adams. Quando Adams faleceu, os fãs queriam encontrar uma forma de homenagear sua pessoa e obra. Assim, como em O Guia do Mochileiro das Galáxias o autor dedicou uma página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, escolheu-se pelo uso dela para a homenagem anual. E por fim, mas não menos importante, o chamado Glorioso 25 de Maio é comemorado pelos fãs da série Discworld, uma série de livros de fantasia (adaptada para minissérie de TV em 2006), em homenagem ao seu criador Terry Pratchett.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

November 21, 2019

November 19, 2019

November 18, 2019

November 18, 2019

November 11, 2019

Please reload

Posts Recentes
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Apoie o jornalismo independente e contribua para que o Jornal Metamorfose continue a publicar.

Fale com a gente: sigametamorfose@gmail.com