Fabricações e acidentes visuais é o tema de evento internacional realizado na faculdade de artes visuais na UFG

September 4, 2018

O II Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual propõe reflexões sobre visualidades que deslocam sentidos ao insurgirem no cotidiano social

 

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro acontece o Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual  (II SIPACV) na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. O evento é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV), a FAV e o Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes da Universidad de la República, de Montevidéu - Uruguai. 

 

O evento se propõe a pensar os discursos e as políticas das imagens intrínsecas, entendidas como articulações entre o que é produzido, visto, pensado, sentido e dito fora dos processos “naturalizados”, nos quais se compactam informações e se organizam as construções visuais cotidianas do social. Nesse contexto, entre as fabricações visuais, quantas vezes insurgem os acidentes? Aqueles eventos inesperados, que irrompem em meio às rotinas, ao previsível, mudando direções, alterando os tempos, redesenhando os mapas.

 

O II SIPACV convida as pessoas a construírem seus próprios sentidos sobre esse tema. Um espaço fértil para reflexões, sem a pretenção de estabelecer interpretações fechadas sobre a arte, a imagem, as poéticas e as visualidades. Para isso, reunimos investigações nacionais e internacionais, sobretudo da América do Sul, relevantes e convergentes com os quatro eixos temáticos do seminário: a) Imagem, cultura e produção de sentido, b) Poéticas visuais e processos de criação, c) Culturas da imagem e processos de mediação e, d) Cultura Visual, Educación y Construcción de Identidad.

 

Breve histórico

 

O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2000, com o objetivo de divulgar e fomentar diálogos e discussões sobre a produção docente e discente da Faculdade de Artes Visuais. A partir de 2003, em sua quarta edição, a realização do Seminário Local de Pesquisa em Arte e Cultura Visual ficou a cargo do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV), recém implementado na Universidade Federal de Goiás (UFG) que, a partir de então, assumiu a responsabilidade de planejar e dar continuidade ao evento. Em 2008, o evento se transformou em um evento nacional e incluiu programas de pós-graduação, pesquisadores(as), mestrandos(as) e doutorandos(as) do país, expandindo interlocuções e reforçando o debate sobre questões do campo da pesquisa em arte, poéticas e cultura visual.

 

Em 2017, o evento passou a ser internacional e foi realizado na cidade de Montevidéu, Uruguai, em parceria com Núcleo de Investigación en Cultura Visual, Educación y Construcción de Identidad (IENBA-UDELAR). Na ocasião, estabeleceu-se que a realização do Seminário será alternada anualmente entre as cidades de Montevidéu (UDELAR) e Goiânia (FAV/UFG). Assim, em 2018, o Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual acontece na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, entre os dias 4, 5 e 6 de setembro. 

Site do evento: http://eventos.ufg.br/SIPACV

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

November 11, 2019

November 11, 2019

Please reload

Posts Recentes
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Apoie o jornalismo independente e contribua para que o Jornal Metamorfose continue a publicar.

Fale com a gente: sigametamorfose@gmail.com