• JM

Rádio Metamorfose #60: Pandora Papers

Atualizado: há 5 dias

Rádio Metamorfose


Os Pandora Papers representam o vazamento de mais de 11.9 milhões de arquivos de empresas especializadas em criação de contas e fundos offshore. É um novo capitulo na história de como os super ricos se articulam para esconder os seus bens e pagar menos impostos, ou até nenhum. Os últimos grandes vazamentos que ocorreram expondo casos similares, foram os do Panamá Papers em 2016 e os Paradise Papers em 2017.


E quem tinha uma conta escondida em um paraíso fiscal? Apenas o ministro da economia do Brasil, Paulo Guedes e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Netos.


Paulo Guedes é dono, segundo a reportagem que expôs o caso, da offshore Dreadnought, onde aportou US$ 9,55 milhões de dólares desde 2014. Em nota, o Ministério da Economia Informou que Guedes comunicou sua participação na empresa antes de se tornar ministro.


Já Roberto Campos Neto, chegou a ter US$ 1,09 milhão de dólares em duas offshore: A Cor Assets S/A e a ROCN Limited, encerradas em 2020 e 2016.



Para falar mais desse assunto, conversamos com os economistas Henrique Bracarense, mestrando em economia na UFMG, e Pedro Garcia, Pedro Garcia, economista formado pela UFG e mestrando na UFMG.


Participantes: Victor Hidalgo, Julia Aguiar, Lays Vieira, Pedro Garcia e Henrique Bracarense.


Instagram: @jornalmetamorfose

Twitter: @ometamorfose


Ouça agora:


Gostou do texto?

Com a ascensão da censura e ataques recorrentes à mídia, entendemos que o jornalismo independente se torna mais importante do que nunca. Não podemos nos calar.
Por isso precisamos de seu apoio, queride leitor. 
Apoie a mídia independente e ajude o JM a continuar publicando. Só podemos fazer nosso trabalho livre de amarras institucionais pois acreditamos que a imprensa deve se manter autônoma, para isso contamos com sua colaboração.  Você pode apoiar mandando uma doação para o PIX do jornal: sigametamorfose@gmail.com