• Lee Aguiar

A chegada do fogo

Doce Viagem

Registro da janela de um apartamento em que vivi em um período de mudança muito grande na minha vida - São Paulo, janeiro de 2019. Foto: Arquivo pessoal/J.Lee


Meus caros leitores,


caso ninguém tenha reparado eu furei a coluna de semana passada. Justificarei de forma simples: eu não tinha nada relevante a dizer. E, de certa forma, respeito profundamente esses momentos de silêncio.


Porém, 2021 acabou de começar. Vocês sabem, soy una bruja maldita, e para mim, o ano novo acontece em 20 de março, com a entrada do sol no signo de Áries. E agora, agora sim, tenho algo a dizer.


Companheires de trincheira, amores subversivos e amantes da revolução, lhes digo: acenda o fogo que existe em você, alimentado no último ano com tanto fervor e ódio! Use-o com sabedoria e espontaneidade, acenda os molotovs de sua imaginação e transponha a realidade em chamas! Use sua força! Precisamos de todos vocês nessa luta.


Acredito fielmente no acaso, mas principalmente, na possibilidade de transformação e transmutação da realidade à partir das ações individuais e coletivas. Se existe um momento propício para o novo, esse momento é, e sempre será, o agora.


Posso soar como uma hippie refugiada dos anos 70, mas gostaria de lembrar que até mesmo naquela época, a revolução e ação direta eram cotidianas no verão do amor. Não esquecemos nossos mortos, nem os torturados, exilados, marginalizados. Nós nos recusamos a esquecer. Eu me recuso a apagar minha memória, e lhe indico que faça o mesmo.


Através dessa foto lhe digo: o cosmos vibra fogo. Não se esqueça.


Até semana que vem.

Gostou do texto?

Com a ascensão da censura e ataques recorrentes à mídia, entendemos que o jornalismo independente se torna mais importante do que nunca. Não podemos nos calar.

Por isso precisamos de seu apoio, queride leitor. 

Apoie a mídia independente e ajude o JM a continuar publicando. Só podemos fazer nosso trabalho livre de amarras institucionais pois acreditamos que a imprensa deve se manter autônoma, para isso contamos com sua colaboração.