JM
Apoie o JM
Resistência
Jornal Metamorfose lança campanha de financiamento coletivo com meta para contratar 8 jornalistas

Direção de arte do JM: Olívia Lodi
O Jornal Metamorfose é um coletivo de jornalismo independente, criado em 2016 na cidade de Goiânia, Goiás. O JM nasceu da latente necessidade de noticiar aquilo que não era divulgado na grande mídia goiana.
Com as convulsões da primavera estudantil e as ocupações em várias universidades e rádios, alguns jornalistas se uniram para construir uma mídia online em que houvesse liberdade para um tipo de jornalismo experimental, com enfoque em cultura e sociedade.
Em 4 anos, o JM fez grandes coberturas na cultura, acompanhando importantes shows, festivais de música e cinema em estados como Destrito Federal, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
Nesses mesmos estados, em capitais e interiores, realizamos intensas coberturas políticas, noticiando as principais manifestações por direitos que aconteceram no Brasil desde 2017, como o #OcupaBsb em 2017, e o Vidas Negras Importam em 2020. Além das eleições de 2018 e 2020, com entrevistas com candidatos e análises.
APOIE A LIBERDADE DE IMPRENSA
No Brasil de Jair Bolsonaro, com a ascensão de ataques recorrentes à mídia, entendemos que o jornalismo independente se torna mais importante do que nunca. Não podemos nos calar.
É um revival da corja que empurrou o Brasil para o precipício de 1964 a 1985, Bolsonaro é autoritário, e os militares já estão no poder. Precisamos nos preparar para o que virá.
Somente nos últimos 9 meses do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) levantou que foram 299 ataques diretos à imprensa.
Em sua grande maioria, os jornalistas que sofrem ameaças e ataques produziam pautas relacionadas à corrupção, políticas públicas ou crime organizado, em cidades de pequeno e médio porte em todo o país.
Acreditamos em uma mídia independente, sem amarras institucionais e com liberdade para questionar, sempre buscando a veracidade dos fatos. É necessário lutar pela liberdade de imprensa, e assim, garantir o acesso à informação.
Precisamos voar entre o céu habitado por barões da comunicação que não querem que você saiba o que acontece embaixo de seu umbigo. E a razão pela qual isto acontece é simples: interesse. Sem dúvida, o texto que você lê nos principais veículos está contaminado pela velha lógica do capital.
A verdade não pode ser comercializada, notícia não é e nem deveria ser mercadoria. Informação é um direito.
É necessário um movimento de jornalistas unidos para quebrar as notícias repletas de interesses, mentiras, descontextualização dos fatos e da história. Pela liberdade de todes.
Você quer apoiar de outra forma? Entre em contato pelo e-mail: sigametamorfose@gmail.com
Você pode mandar dúvidas, ideias de pautas, vídeos, fotos, textos, arte, releases de assessoria de imprensa, propostas financeiras e de apoio pelo e-mail. Se sinta livre para se comunicar com o JM, esse é um jornal feito com liberdade e compromisso com você, queride leitor.