top of page
  • Foto do escritorJM

Parasita

Cinema

Não matem os ricos, se alimentem deles!



Parasitas são organismos que para sobreviver precisam viver em associação com outros seres, quais retiram os seus meios para a sua sobrevivência, normalmente causando algum prejuízo para seu hospedeiro.


Parasita é o mais novo filme do diretor sul-coreano Bong Joon-ho (Expresso do Amanhã e Okja), ele traz questões de luta de classe a tona com suas metáforas visuais e narrativas. Ao invés de matar os ricos, porque não nos alimentarmos deles? Essa oportunidade surge para o personagem de Ki-woo ( Choi Woo-shik), que até então sobrevivia montando caixas de pizza com sua família, até o momento que seu amigo traz a oportunidade de uma tutoria em aulas de inglês para uma riquinha chamada Da-hye (Jeong Ji-so) que ele não pode recusar, desenrolando toda a trama do filme.


Como o próprio filme brinca desde o começo, e tudo muito metafórico. Ele abre focando na janela do porão onde mora Ki-woo e toda sua família, o que é muito importante para a trama do filme, e foca na relação deles, como trabalham unidos apesar da adversidade e da pobreza, para continuarem a sobreviver. Em contrapartida, quando Ki-woo consegue o emprego de tutoria dando aulas de inglês para Da-song (Jeong Hyun-joon) na casa da família Park, ela fica muito acima da terra, um lugar onde o sol toca.


O diretor brinca com vários gêneros durante do filme, vai de comédia para drama e não desperdiça uma tomada, tudo tem sentido e uma conexão! Vendo o filme por uma segunda vez, você vai notar todas as minúcias e pequenos toques na trama que ele dá desde a cena de abertura do filme.


Ele toca na relação dos ricos com os pobres e na necessidade da classe dominante ter a classe trabalhadora a sua disposição para seus trabalhos manuais, além da arrogância de se acharem mais dignos e especiais por apenas terem o poder sobre o capital. Como na cena que Yeon-kyo (cho Yeo-jeong) acredita que seu filho pequeno é um artista genial comparado a Basquiat, quando na verdade é tudo pretensão do menino. Os personagens se aproveitam dessas brechas ingênuas e arrogantes da família rica para se infiltrar em suas vidas e retirar o sustento que os vai manter vivos, mas algo inesperado muda todo o jogo, e vou deixar isso em aberto para vocês verem no filme, que depende das reviravoltas para entregar aquele soco no estômago.


Parasita sem dúvidas é um dos melhores filmes de 2019 e vale cada momento no cinema com ele, vai te fazer rir e chorar, assim como vai te fazer pensar: Quem são os parasitas?

Logo do Jornal Metamorfose
bottom of page