• JM

RM Especial: A extrema-direita na Rússia e Ucrânia

Rádio Metamorfose


Desde o começo do conflito da Rússia com a Ucrânia, muito se tem debatido sobre grupos neonazistas armados fazerem parte do governo ucraniano, como o Batalhão Azov e o Pravyi Sektor. Mas o que se tem visto na grande mídia é “como pode o governo da Ucrânia ser nazista se o presidente é judeu?” e outras pessoas apontando que existem grupos neonazistas do lado da Rússia também, como a empresa de segurança privada Wagner Group.

Mas afinal, como isso começou? O que está acontecendo nessas regiões? Como surgiram, quem financia e quem são esses grupos?

O programa dessa semana vai responder essas perguntas, além de falar sobre o Massacre de Odessa, ou, o Massacre da Casa dos Sindicatos, onde 39 comunistas morreram carbonizados dentro do prédio do sindicato da cidade de Odessa, incendiado pelos neonazistas do grupo Pravyi Sektor, como os nazistas realizaram em diversas vilas na Bielorrússia durante a segunda guerra.

Para falar sobre isso, conversamos com os especialistas em extrema-direita, Frank de Paula, que também é historiador formado pela University College Dublin, e com Leticia Oliveira, jornalista e editora da revista El Coyote.


Escute aqui:



APOIE O JM!


Precisamos da sua contribuição para continuar existindo e ampliar nossa cobertura, apoie com qualquer valor no link: https://www.catarse.me/jornalmetamorfose

ou faça um PIX para: sigametamorfose@gmail.com

Gostou do texto?

Com a ascensão do fascismo no Brasil, ataques à mídia se tornaram recorrentes. Documentos perdidos, subnotificação de mortos, censura nos dados sobre queimadas e desmatamento, retirada de direitos duramente conquistados: o contexto da realidade está sendo censurado nos monopólios midiáticos. Venha lutar com a gente! É com seu apoio que conseguimos manter o Jornal Metamorfose no ar. 

Apoie a liberdade de imprensa, ela só é possível com você, caro leitor.