• JM

Rádio Metamorfose #58: Capitalismo e Crise Hídrica

Rádio Metamorfose


A conta chegou. Após anos permitindo o avanço da grilagem e do desmatamento dos biomas brasileiros, morte no campo e genocídio indígena, temos uma das maiores secas dos últimos anos.

Mas como chegamos até aqui? Ao ponto de corrermos o risco de racionamento de água e energia? A resposta é: capitalismo. Como uma besta insaciável, ele destrói tudo até chegar a morder o seu próprio rabo, o ouroborus da eterna crise.

Gerando problemas até mesmo aqueles que incentivaram essa destruição, como o agronegócio.

Ainda temos como resolver esse problema criado por ele? É tarde demais? Como chegamos até aqui?

Para responder essas perguntas, conversamos nessa semana com José Valencia, natural do Chile e morando no Brasil a 3 anos. Engenheiro em Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Austral do Chile. Mestre em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). E parte do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (DESMA); do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interculturalidade e Economias do Sul (GEPIES); do Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - ASSSAN Círculo; e da Rede Waterlat-Gobacit (rede inter e transdisciplinar de ensino, pesquisa e intervenção no campo da política e da gestão da água) e atualmente trabalhando na WWF-Chile, na área de conservação da sociobidioversidade.

Participantes: Victor Hidalgo, Julia Aguair, Lays Vieira e Jose Valencia .

Instagram: @jornalmetamorfose

Twitter: @ometamorfose


Ouça agora:




APOIE O JM!

Faça uma doação para o jornal, qualquer quantia ajuda na nossa luta diária! Nossa chave do PIX é: sigametamorfose@gmail.com

Gostou do texto?

Com a ascensão do fascismo no Brasil, ataques à mídia se tornaram recorrentes. Documentos perdidos, subnotificação de mortos, censura nos dados sobre queimadas e desmatamento, retirada de direitos duramente conquistados: o contexto da realidade está sendo censurado nos monopólios midiáticos. Venha lutar com a gente! É com seu apoio que conseguimos manter o Jornal Metamorfose no ar. 

Apoie a liberdade de imprensa, ela só é possível com você, caro leitor.