Mulheres Fotojornalistas

May 7, 2019

Doce Viagem

Foto tirada em 2016, protesto de Greve Geral contra a reforma trabalhista, governo Temer - Brasília.  

 

Caros leitores, o texto dessa coluna está atrasada porque bem, eu não consegui mandar a tempo para a editoria do Jornal Metamorfose rs, acontece.

 

Hoje, eu não queria falar de poesia, nem crônicas, mas sim de fotografia e fotojornalismo em São Paulo. Me mudei recentemente para a selva de pedras latino americana, e veja meus caros, fotografei muito protesto pelas cidades brasileiras e por incrível que pareça a cidade cinzenta é a que tem o menor número de fotojornalistas no rolê. 

 

São homens brancos, héteros, cis, normalmente entre seus 28 e 40 anos, com câmeras enormes e milhares de lentes. Não se enganem, são muitos fotógrafos, em um protesto pequeno - com 100 pessoas - você vai ver em média cerca de 20 fotógrafos, todos homens. Em grandes marchas esse número triplica. 

 

Eles entram em frente à sua foto, te empurram, olham com cara feia e os veículos de comunicação vão fazer questão de desvalorizar seu trabalho enquanto esses mesmos homens fotógrafos são colocados como guerrilheiros das lentes. Sim, a misoginia existe e o patriarcado também, pra quem tava em uma caverna. 

 

Mas, isso todos já sabem, meu grito de revolta ecoa pelos ares poluídos, posso até não ser escutada e esse nem é o ponto, mas grito com todas as forças que existem em meus pulmões. 


Minhas anjas, deusas, feiticeiras, jornalistas, artistas, fotógrafas e manas de todo o Brazyl, eu quero explodir todos à minha volta constantemente, não sei se esse sentimento é só meu ou se ele corrói as vísceras de todas nós. Se sim, GRITEM. Gritem com toda a força que há em ti. Eu vou escutar, e ajudar a ecoar a força de nossa voz. 

 

Tenho ódio, raiva e fogo de sobra dentro do meu pequeno ser, e é exatamente por esse motivo que te convido, pessoalmente, à METER O LOCO. Vamos comigo? 

 

 

Em breve novidades feministas no Jornal Metamorfose

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

November 11, 2019

November 11, 2019

Please reload

Posts Recentes
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Apoie o jornalismo independente e contribua para que o Jornal Metamorfose continue a publicar.

Fale com a gente: sigametamorfose@gmail.com